Muito consumida por quem busca manter hábitos alimentares saudáveis as saladas são fáceis e práticas de se fazer. Para evitar comer besteira fora de casa muita gente encontra na salada no pote uma alternativa para manter a dieta e, ainda, ajudar numa renda extra.
O alimento de combinações variadas é indicado para consumo no dia a dia em qualquer época do ano. Entretanto, por se tratar de um alimento leve e frio, saladas tendem a ser mais consumidas no verão.
Oferecer saladas prontas no pote é uma oportunidade para quem deseja alcançar um público que tem agenda puxada e pouca disponibilidade para preparar suas refeições. De mercados de bairro a microempreendedores individuais há espaço para oferta de deliciosos preparos para seus clientes manterem a saúde com praticidade.
Confira abaixo uma receita de salada no pote que irá te surpreender!
Ingredientes
Salada
- 1 filé de peito de frango;
- 1 folha de louro;
- 1/4 de xícara de chá de arroz 7 grãos;
- 1/4 de manga Palmer;
- 1 xícara de chá de folhas de rúcula;
- 1 colher de chá de vinagre;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Molho
- 1 colher de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela adicione 3 xícaras de chá de água e cozinhe o frango em fogo médio. Tempere com sal e pimenta-do-reino e junte a folha de louro para dar sabor. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Passado esse tempo, escorra, reserve o caldo e desfie o frango.
Na panela com o caldo de peito de frango, cozinhe o arroz 7 grãos até ficar macio. Quando estiver cozido, escorra o líquido. Lave as folhas de rúcula em água corrente e seque bem. Descasque e corte a manga em cubos.
Misture todos os ingredientes do molho em uma tigelinha e bata com um fouet até emulsionar bem. Reserve.
Dicas de preparo da salada no pote
Alguns cuidados podem fazer toda diferença na hora de montar sua salada no pote. Colocar o molho no fundo do pote é um deles. Assim é possível conservar melhor os ingredientes.
O modo ideal de se preparar uma excelente salada no pote seria: primeira camada com o molho de sua preferência, depois os legumes mais densos, seguidos pelos leves e finalização com os vegetais folhosos.
O toque especial pode ficar por conta da adição dos grãos de sua preferência.